Estratégias de Marketing Digital para Eventos Locais

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Hoje vamos falar sobre Estratégias de Marketing Digital Para Eventos Locais.
Negócios locais que desejam melhorar sua visibilidade online são regularmente encarregados de comprovar sua “localidade” e relevância para os mecanismos de busca.

Em meu último artigo sobre o uso de parcerias e colaborações locais para construir autoridade e visibilidade, abordamos a importância da participação e engajamento comunitários como um meio de estabelecer essa localidade.

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Duas principais maneiras de se envolver com os clientes locais são através de eventos ou estabelecendo comunicações durante ocasiões relevantes.

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Ambos oferecem a oportunidade de criar conteúdo informativo, educacional ou promocional, onde os negócios locais podem demonstrar sua experiência, expertise, autoridade e confiabilidade – ou E-A-T – o que o Google considera fortemente em suas Diretrizes para Avaliadores de Qualidade de Pesquisa e, subsequentemente, em suas classificações de pesquisa.

A participação em eventos locais e a comunicação sazonal também servem para abordar fatores de distância e proeminência, que são fortemente considerados como sinais de classificação para negócios locais.

Além disso, e relacionado ao acima mencionado, as classificações do Google são refinadas tanto pela localidade quanto pela personalização, pois o objetivo principal é fornecer o conteúdo certo para as pessoas certas no dispositivo certo para cada busca.

Ofertas por tempo limitado durante períodos específicos criam um senso de urgência e exclusividade.

Estratégias de Marketing Digital Para Eventos Locais: Por onde começar

Um lugar lógico para começar a desenvolver uma estratégia de eventos locais ou sazonais é identificar os tipos de eventos e ocasiões mais relevantes para o seu negócio e base de clientes.

Considere quais eventos ou iniciativas ressoariam com seu público local; procure maneiras de se conectar autenticamente com eles.

Esses podem ser eventos organizados por sua empresa, um parceiro comercial local ou aqueles que você apoia/patrocina por meio de uma organização local.

Estratégias de Marketing Digital Para Eventos Locais: Tipos de eventos a serem considerados podem incluir:

  • Lançamentos de novos produtos ou promoções especiais.
  • Seminários educacionais presenciais ou webinars online, dependendo de onde e como você oferece seus serviços.
  • Marcos comerciais, por exemplo, aniversários ou novas localizações.
  • Eventos de apreciação ao cliente.
  • Eventos ou promoções de feriados e sazonais, por exemplo, Black Friday, Natal.
  • Eventos de caridade local.
  • Eventos esportivos locais ou outros eventos de clubes.

Sem dúvida, existem outros tipos de eventos específicos para o seu negócio ou comunidade local, então use sua imaginação para criar algo diferenciado.

Depois de determinar os tipos de eventos que deseja hospedar ou nos quais deseja estar envolvido, crie um plano de evento detalhando os detalhes de cada evento, incluindo:

  • Objetivos do evento, por exemplo, número de participantes, número de novos leads.
  • Organizador(es) do evento.
  • Data, hora e cronograma do evento.
  • Local/venue.
  • Lista de palestrantes, se aplicável.
  • Orçamento.
  • Promoções do evento, ou seja, onde, quando e como.
  • Requisitos de conteúdo do evento.

Estratégias de Marketing Digital Para Eventos Locais: Criação de Conteúdo Baseado em Eventos

Como observado, realizar ou participar de eventos oferece amplas oportunidades para gerar conteúdo.

Depois de identificar os eventos e ocasiões locais que são mais importantes para o seu negócio e clientes, é hora de adaptar seu conteúdo para mostrar seu E-A-T local, melhorar a visibilidade do seu evento junto com a da sua marca e maximizar a participação.

Conteúdo da Página do Evento

Se você planeja realizar eventos regularmente agendados ou simplesmente deseja destacar sua participação na comunidade em seu site e fornecer acesso rápido aos detalhes do evento, faz sentido criar uma página de Eventos dedicada ou adicionar uma seção de Eventos à sua página Sobre Nós.

Esta página deve naturalmente conter todos os detalhes pertinentes do evento e link para quaisquer páginas de serviço relevantes ou conteúdo complementar (veja abaixo).

Se você está se associando a outro negócio ou organização, esse conteúdo também fornecerá um lugar para incluir links relevantes para detalhes adicionais sobre o evento ou seu parceiro comercial.

Se você estiver vinculando para o site de um parceiro comercial ou organização, é claro que deve buscar um link em troca. Links como esses são sinais importantes para os mecanismos de busca estabelecerem contextualmente sua conexão com sua comunidade local, ou seja, prova de sua “localidade”.

Esta página da web também deve incluir uma seção de Perguntas Frequentes para responder a quaisquer perguntas pertinentes comuns que seus clientes possam ter sobre os eventos ou as organizações envolvidas.

Postagens e Artigos Informativos no Blog

Dependendo do tema ou tópico do evento, uma postagem detalhada no blog ou artigo com imagens relevantes, áudio ou vídeo pode ser criado, publicado e distribuído para fornecer aos potenciais participantes informações úteis ou educacionais.

Este conteúdo naturalmente vincularia de volta para uma página de evento relevante junto com páginas de produtos ou serviços relacionados como um meio de construir sua autoridade.

Por exemplo, a empresa de paisagismo mencionada acima que está hospedando um evento de Boas-Vindas à Primavera pode publicar e postar um blog ou série de blogs sobre preparar seus jardins e gramados para a Primavera.

O contador de impostos pode se aproximar de um consultor de investimentos pessoais local para co-publicar e compartilhar um artigo sobre Como Minimizar Sua Exposição Fiscal logo antes da época de impostos e realizar um seminário conjunto presencial ou webinar online.

O Google deixou claro que conteúdo relevante, útil e de alta qualidade é um fator chave de classificação. Eventos e estações fornecem veículos naturais ao redor dos quais este tipo de conteúdo pode ser criado para beneficiar seu público-alvo.

Conteúdo em Vídeo

Não é segredo que o vídeo se tornou popular e, dependendo do público, o método preferido de comunicação na web é por meio de canais sociais como YouTube, Instagram, Facebook e TikTok.

Qualquer pessoa com um dispositivo móvel pode agora criar e distribuir vídeos eficazes e autênticos rapidamente.

Compartilhar conteúdo educacional ou promocional em vídeo nessas plataformas na forma de guias práticos ou promoções de produtos/serviços alinhados com um evento iminente ou uma mudança sazonal pode ajudar um negócio local a se destacar de sua concorrência.

Vídeos do YouTube, em particular e tendo em conta que o Google possui esta plataforma, podem e devem ser otimizados para aparecer nos resultados de pesquisa do YouTube e do Google.

Esses tipos de vídeos devem, por sua vez, ser incorporados nas páginas da web de eventos mencionadas anteriormente e/ou em posts de blog e artigos criados para apoiá-los.

Conteúdo de Mídias Sociais

Pressupondo que um negócio local já tenha começado a construir um público nas mídias sociais, em qualquer canal mais relevante para o público-alvo do negócio, qualquer conteúdo da web, blog/artigo ou vídeo deve ser compartilhado por meio desses canais.

Para a maioria dos negócios locais, as mídias sociais simplesmente representam uma extensão de sua comunidade offline.

Além disso, as postagens sociais visam ter o conteúdo envolvente criado seja visto, lido, curtido, compartilhado e/ou clicado. Todas as postagens sociais devem incluir chamadas claras para ação (CTAs) e links para detalhes do evento.

Ao pensar em criar postagens de mídia social específicas para eventos ou sazonais, certifique-se de incorporar hashtags únicas e relevantes, por exemplo, #boasvindasprimavera #preparaçãodejardimprimaveral #localização. As hashtags, além de serem ferramentas de pesquisa social, tornaram-se ferramentas de marcação chave que vinculam o conteúdo postado ao negócio, evento e localização.

Durante um evento, incentive os participantes e presentes a compartilharem seus comentários e/ou experiências via mídia social com a hashtag apropriada.

Isso pode até estar vinculado a uma oportunidade para aqueles com os melhores ou mais posts serem reconhecidos ou recompensados, aumentando assim o engajamento.

Essas postagens podem ser compartilhadas novamente em seus canais sociais e representam uma oportunidade de destacar sua experiência e confiabilidade locais.

De Volta à Parceria

Parcerias com influenciadores locais, empresas com mentalidade semelhante ou organizações para co-hospedar eventos ou realizar promoções conjuntas aliviam sua carga de trabalho compartilhando responsabilidades de eventos/conteúdo, expandem seu alcance e apresentam sua marca a novas audiências.

Identifique e entre em contato com essas organizações ou indivíduos com um público-alvo semelhante e proponha colaborações mutuamente benéficas com objetivos compartilhados e resultados esperados.

Meça e Analise Tudo

O sucesso de qualquer estratégia de marketing digital é informado por análises.

Ao rastrear métricas-chave como visibilidade de pesquisa orgânica, resultados de anúncios pagos, engajamento social e visitas ao site, você pode avaliar quais aspectos dos eventos funcionaram e quais não, para fazer os ajustes necessários em campanhas atuais ou futuras.

Outra forma de medir o sucesso de um evento é simplesmente pedir feedback aos participantes.

Considere enviar pesquisas pós-evento aos presentes para ver o que eles gostaram ou não, informando-lhes que a opinião deles é importante e ajudará a criar eventos e conteúdo com mais valor do qual eles eventualmente se beneficiarão.

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Comece!

Ao adotar uma abordagem holística para integrar eventos locais e campanhas sazonais em sua mistura de marketing, os negócios locais podem estabelecer conexões mais fortes com suas comunidades, melhorando assim sua proeminência e estabelecendo o E-A-T-T que o Google procura por meio de conteúdo personalizado para impulsionar o crescimento sustentável.

O desejo do Google de fornecer resultados locais, personalizados e relevantes dentro de uma área definida, recompensará os negócios mais engajados e ativos.

Lembrando, a consistência e a adaptabilidade respaldada por dados são essenciais para o sucesso a longo prazo.

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