O Instagram é a principal plataforma de mídia para construir relacionamentos com marcas, de acordo com um estudo Ipsos comissionado pela Meta. E metade dos usuários do Instagram dizem que a plataforma os ajuda a descobrir novas marcas. Melhor ainda para as marcas, 44% dos usuários fazem compras semanalmente na plataforma. Se você não estiver usando o Instagram para Negócios , esses novos clientes em potencial podem nunca encontrar o caminho para seus produtos ou serviços.
Veja como usar o Instagram para o crescimento dos negócios em 2024.
Como configurar o Instagram para negócios em 4 etapas
1. Mudar para uma conta Comercial
Você precisa criar uma conta no Instagram primeiro e depois convertê-la em uma conta comercial. Se você tem uma conta pessoal ou de criador existente que deseja converter, isso também funciona. É grátis e qualquer um pode fazer isso.
Você pode ter até cinco contas do Instagram, então vá em frente e mantenha sua conta pessoal do Instagram pessoal, se preferir.
- No seu perfil, toque no ícone do menu hambúrguer (três linhas) no canto superior direito.
Toque em Configurações. Algumas contas podem ver Mudar para conta profissional neste menu. Se você fizer isso, toque nele. Caso contrário, toque em Conta e, em seguida, toque em Mudar para conta profissional.
Você Também Pode Gostar de Ler: Diversidade em Foco- Digital
- Toque em Continuar (talvez seja necessário tocá-lo várias vezes enquanto o Instagram visualiza os recursos disponíveis de uma conta profissional).
- Selecione uma Categoria e use o controle deslizante para escolher se deseja mostrá-la em seu perfil e, em seguida, toque em Concluído.
- Escolha Negócios (a menos que faça sentido para você escolher criador) e toque em Avançar.
- Use o controle deslizante para desativar ou desativar e-mails promocionais do Instagram para contas profissionais e, em seguida, toque em Avançar.
Adicione ou edite detalhes de contato relevantes e, em seguida, use o controle deslizante para escolher se deseja mostrar suas informações de contato em seu perfil e, em seguida, toque em Avançar (ou toque em Não usar minhas informações de contato para pular esta etapa).
- Se você planeja conectar sua conta comercial do Instagram a uma página comercial do Facebook, siga as instruções para conectar sua conta à sua Página do Facebook. Isso é tecnicamente opcional, mas é necessário para usar os recursos de compras do Instagram ou exibir anúncios no Instagram.
Toque no X no canto superior esquerdo para fechar esta janela e retornar ao seu perfil.
- 2. Adicione informações comerciais à sua biografia
Em 150 caracteres ou menos, sua biografia do Instagram deve descrever sua marca e mostrar a voz da sua marca.
Certifique-se também de tirar o máximo proveito dos outros componentes do seu perfil comercial do Instagram:
- Foto de perfil: A maioria das marcas usa seu logotipo. Sua foto de perfil é exibida como 110 x 110 pixels (recortada em um círculo), mas está armazenada em 320 x 320, então esse é o tamanho que você deve carregar.
- Link na biografia: Link para o seu site, sua última postagem no blog, uma campanha atual ou uma Árvore de Links.
- Informações de contato: Se você não adicionou informações de contato durante a criação da sua conta, pode fazê-lo a qualquer momento tocando em Editar perfil. O Instagram adicionará um botão Contato ao seu perfil.
- Botões de ação: Se relevante, você pode adicionar um botão que permite que os clientes marquem ou reservem compromissos ou peçam comida. Para usar esse recurso, você precisa de uma conta com um dos parceiros do Instagram. Toque em Editar Perfil e role para baixo até Botões de Ação.
- Destaques e capas da história: Os destaques da história do Instagram são outra maneira de maximizar o seu perfil imobiliário, fornecendo mais informações sobre sua marca ou seus produtos. Organize Histórias em coleções salvas e, em seguida, adicione um pouco de polimento com capas de destaque.
Instagram para Negócios: Conecte seu catálogo de produtos
Para marcar produtos no conteúdo do Instagram ou para exibir certos tipos de anúncios do Instagram, você precisa criar um catálogo de produtos. Você pode fazer isso no Gerenciador de Comércio da Meta.
- Vá para o Commerce Manager e clique em Começar, selecione Criar um catálogo e clique em Começar novamente.
- Selecione Comércio eletrônico e clique em Avançar.
- Se você tem uma loja em uma plataforma de comércio eletrônico como Shopify ou Big Commerce, clique em Conectar uma plataforma de parceiro e siga as instruções para criar seu catálogo. Caso contrário, clique em Carregar informações do produto, nomeie seu catálogo e clique em Avançar.
- Clique em Exibir catálogo para abrir seu catálogo e, em seguida, Adicionar itens para começar a adicionar produtos.
Ative as compras no Instagram
Uma vez que seu catálogo esteja cheio de produtos, é hora de ativar os recursos de compras do Instagram.
- No seu perfil, toque no ícone do menu hambúrguer (três linhas) no canto superior direito.
- Toque em Configurações, depois em Negócios e, em seguida, Configurar uma Loja.
- Toque em Começar e siga as instruções para enviar sua loja para revisão.
- Aguarde a aprovação. Você pode verificar o status da sua loja a qualquer momento acessando Configurações > Negócios > Compras.
- Assim que sua loja for aprovada, vá para Configurações > Negócios > Compras, selecione seu catálogo de produtos e toque em Concluído.
Usando o Instagram para negócios: 6 dicas
1. Pesquise seu público
Uma boa estratégia de mídia social começa com uma boa compreensão do seu público.
A demografia do público do Instagram fornece uma visão geral de quem usa a plataforma. Por exemplo, pessoas de 18 a 34 anos representam o maior público de anúncios no site.

Fonte: Hootsuite Estado Global do Digital 2022 (Atualização de outubro)
No entanto, isso não significa que seu público específico no Instagram será composto por pessoas de 18 a 34 anos. Por exemplo, olhando para os insights do público para minha própria conta do Instagram, posso ver que meu público é mais velho do que a média do Instagram:

Fonte: Meta Business Suite
Você pode encontrar informações demográficas sobre seu público existente usando o Instagram Insights, Meta Business Suite. Mas se você está apenas começando a usar o Instagram para negócios, talvez ainda não tenha um número de seguidores grandes o suficiente para obter insights significativos aqui.
Nesse caso, dê uma olhada na demografia do seu público em outros canais sociais e da sua base de clientes existente. Embora isso não se traduza exatamente no Instagram, deve lhe dar uma noção de quem está interessado no seu negócio e o que você tem a dizer.
Compreender seu público coloca você em uma posição melhor para criar conteúdo direcionado e legendas de negócios para o Instagram que ressoem.
2. Instagram para Negócios: Descubra sua mistura de conteúdo
Agora que você sabe quem é o seu público, você precisa determinar o que compartilhar com eles. Em vez de postar conteúdo aleatório sempre que o clima bater, você precisa desenvolver uma estratégia de conteúdo que fale com seu público e os mantenha engajados, ao mesmo tempo em que contribui para os objetivos reais de negócios.
Embora você certamente deva postar algum conteúdo promocional para deixar as pessoas entusiasmadas com seus produtos e impulsionar as vendas, você também precisa fornecer conteúdo que crie a comunidade e estimule o engajamento.
Isso pode significar incluir conteúdo gerado pelo usuário ou outros recursos selecionados, compartilhar conhecimentos internos sobre o seu setor ou participar de um meme de tendências. (Mas tenha cuidado aqui – apenas participe das tendências que são apropriadas para a voz da sua marca.)
Procure oportunidades para desenvolver temas ou parcelas regulares que você possa construir em uma série. “Baldes de conteúdo” permitem que você marque certas caixas sem ter que pensar demais na criação. Quanto mais planejamento você fizer antecipadamente, melhor poderá produzir conteúdo regular e responder a eventos de última hora ou não planejados.
3. Instagram para Negócios: Agende seu conteúdo com antecedência
De Reels a Stories e postagens, há muitas opções quando se trata de conteúdo do Instagram.
A melhor maneira de criar uma estratégia unificada é agendar seu conteúdo em todas as superfícies do Instagram (e outras plataformas sociais) usando um calendário de conteúdo. Ou, aumente de nível e agende todo o seu conteúdo para publicação automática no momento certo usando uma ferramenta como o Hootsuite Publisher. Sim, você pode até agendar Stories e Reels com antecedência.
4. Produtos de marcação
Quando você compartilha conteúdo sobre seus produtos no Instagram, a marcação torna muito mais fácil para as pessoas aprenderem mais ou comprarem. Você pode marcar até 20 produtos em uma postagem de feed de fotos.
Para marcar produtos, crie sua postagem no Instagram ou Reels como de costume. Em seguida, na tela final antes de postar, toque em Marcar produtos. Você pode marcar produtos de sua própria loja ou de outra pessoa, o que cria grandes oportunidades de colaboração e promoção cruzada.
Nos storys , você pode marcar produtos usando o adesivo do link do produto.
5. Acompanhe seus resultados (e aprenda com vitórias e derrotas)
Com um perfil de negócios do Instagram, você tem acesso às ferramentas de análise integradas da plataforma para ajudá-lo a entender o desempenho de diferentes tipos de conteúdo.
Não importa quais ferramentas de marketing de mídia social você use, o importante é verificar regularmente para saber que tipo de conteúdo ressoa melhor com seu público-alvo. Você começará a ver padrões sobre o que gera mais engajamento, bem como quais tipos de conteúdo de mídia social aumentam as visualizações além da sua base de seguidores existente. (Dica: Experimente o Instagram Reels.)
Use essas lições para afiar sua estratégia de conteúdo ao longo do tempo.
6. Trate o Instagram como um canal de atendimento ao cliente
O sucesso no Instagram exige que você se envolva com seus seguidores em vez de apenas explodir o conteúdo e esperar que alguém goste. Um componente importante dessa comunicação bidirecional é monitorar suas DMs para perguntas, comentários e solicitações de atendimento ao cliente.
As contas comerciais do Instagram têm acesso a alguns recursos de DM que facilitam o gerenciamento do atendimento ao cliente na plataforma. Primeiro, sua caixa de entrada é dividida em guias Primária e Geral para facilitar o rastreamento de suas mensagens. E em segundo lugar, você pode criar respostas salvas para perguntas comuns que você pode acessar por meio de atalhos de teclado.
Se você realmente quer levar o atendimento ao cliente no Instagram a sério, uma ferramenta como a Sparkcentral permite que você integre o Instagram ao seu CRM.
Perguntas frequentes sobre o uso do Instagram para negócios
O Instagram é gratuito para negócios?
É gratuito criar uma conta comercial no Instagram, promover seu negócio e até mesmo criar uma loja no Instagram.
As únicas taxas para contas comerciais do Instagram são custos de anúncios se você optar por exibir anúncios do Instagram e taxas de venda se você usar o Commerce Manager para permitir que seus clientes façam check-out e concluam sua compra na plataforma Meta.
Portanto, não há taxa para usar o Instagram Shopping para marcar produtos e direcionar os usuários para o seu site para comprá-los. No entanto, se você usar o checkout nativo da Meta através do Commerce Manager, pagará as seguintes taxas de venda:
- US$ 0,40 para remessas de até US$ 8,00
- 5% para remessas de US$ 8,01 ou mais
O Instagram dispensou essas taxas até 11:59 PST 30 de junho de 2023.
Como o Instagram funciona para os negócios?
Como você viu no Instagram para dicas de negócios ao longo deste post, o Instagram oferece muitos recursos úteis para empresas. Alguns dos recursos mais importantes disponíveis apenas para contas profissionais são:
- Insights do Instagram para dados demográficos do público e detalhes sobre o desempenho do seu conteúdo
- Compras no Instagram para marcar produtos em seu conteúdo
- Recursos do Instagram Direct para gerenciar melhor as comunicações por DM
Mas, no geral, o Instagram para empresas funciona exatamente como funciona para criadores ou contas pessoais. Crie um ótimo conteúdo que inspire, informe ou entretenha seu público para aumentar seus seguidores e construir uma comunidade em torno de sua conta.
Quais são as desvantagens de usar o Instagram para negócios?
Para a maioria das empresas, os benefícios de usar o Instagram para negócios superam em muito as desvantagens. Dito isso, há uma desvantagem importante que é especialmente importante ao usar o Instagram para o desenvolvimento de pequenas empresas.
Para microempresas, pode ser tentador usar o Instagram como toda a sua presença comercial. Mas isso o coloca em risco se você tiver um problema com sua conta, como ser hackeado, bloqueado ou bloqueado. É uma boa ideia também ter um site que você controla, onde você pode continuar a fazer vendas e aumentar seu público se houver um problema com sua conta comercial do Instagram.