SEO Local: Tudo o Que Você Precisa Saber

90

A otimização para mecanismos de busca (SEO) é o processo de melhorar a visibilidade em um mecanismo de busca como Google, Yahoo! ou Bing. SEO é um aspecto importante de qualquer estratégia de marketing digital e presença online. Para as pequenas empresas, melhorar o SEO é uma tática relativamente barata e acessível para tornar as informações sobre o negócio e suas ofertas mais fáceis de encontrar on-line. Isso, por sua vez, pode ajudar a melhorar seu tráfego na web e atrair mais clientes para o negócio. Em particular, a otimização para SEO local pode ser uma maneira poderosa de garantir que uma empresa esteja alcançando clientes na área, particularmente para empresas com locais físicos.

Aumento do tráfego na web: Isso é especialmente importante para as empresas de comércio eletrônico, mas também pode levar indiretamente ao aumento do tráfego de pedestres para locais físicos.

Anúncios

Melhor visibilidade on-line: Ter um ranking de SEO mais alto pode melhorar a posição em que o site de uma empresa está listado em um mecanismo de pesquisa. As listagens que aparecem mais próximas do topo e na primeira página dos resultados dos mecanismos de pesquisa são mais propensas a serem visitadas pelos usuários. Apenas 0,63% dos usuários da Pesquisa Google clicaram nos resultados da segunda página do Google em 2023.

Anúncios

Experiência aprimorada do usuário: os rankings de SEO são baseados em quão útil o algoritmo considera um resultado, portanto, muitas das melhores práticas associadas ao SEO também são boas para organizar e descrever informações na web de forma mais geral.

Como Melhorar o SEO como uma Pequena Empresa

Embora tirar proveito das melhores práticas de SEO seja um processo de vários estágios e de longo prazo, aqui estão algumas medidas que qualquer pequena empresa pode tomar para melhorar sua classificação de SEO rapidamente.

1. Faça um site de qualidade

A qualidade de um site pode ser avaliada em uma variedade de critérios diferentes, que variam dependendo do setor e da natureza do negócio. No entanto, a maioria dos bons sites será clara, funcional e fácil de usar, e oferecerá uma verdadeira representação da marca da empresa. Do ponto de vista do SEO, um bom site é aquele que contém as informações ou a solução que os clientes em potencial estão procurando.

2. Configure o Google Analytics e o Google Search Console

Depois de ter um site, siga estas etapas para configurar uma conta gratuita do Google Analytics.

Crie uma conta do Google Analytics: Isso incluirá ajustar as configurações para quais dados você decide compartilhar com o Google.

Adicione uma propriedade à conta: Esta é essencialmente uma categoria para a empresa em questão. Nesta fase, você adicionará seu fuso horário de relatórios, moeda, categoria do setor e tamanho da empresa, e selecionará como pretende usar o Google Analytics.

Adicione um fluxo de dados: Esta é a URL do site da sua empresa. Aqui, você também pode ativar ou desativar a coleta adicional de dados, conhecida como “medição aprimorada”.

Adicione tags para configurar a coleta de dados: Existem maneiras diretas e indiretas de fazer isso, dependendo de como seu site é construído ou hospedado.

Configure configurações adicionais: Concluir esta etapa extra pode ajudar a garantir que você esteja coletando os dados necessários para medir os resultados que está procurando. O Google tem uma lista de verificação de configurações comuns e seus resultados.

Depois de configurar uma conta do Google Analytics, a inscrição no Google Search Console pode ajudá-lo a medir o tráfego de pesquisa para o seu site, determinar e corrigir problemas e melhorar seu desempenho nos Resultados de Pesquisa do Google, gratuitamente.

Crie uma conta no Google.

Adicione seu site ao Search Console: Você também precisará verificar se é o proprietário do site, pois ele exibirá informações confidenciais e permitirá que você faça alterações que afetam a forma como seu site é exibido no Google.

Familiarize-se com o Search Console e a Pesquisa do Google: o Google oferece um guia básico para o uso do Search Console, bem como a Pesquisa do Google, com os quais recomenda se familiarizar para entender os relatórios e dados que o Search Console gera.

Verifique o Search Console mensalmente e sempre que o conteúdo do seu site for alterado: os usuários receberão alertas por e-mail informando-os de quaisquer eventos incomuns que ocorram em seu site (o que pode indicar hackers ou outros problemas), para que não haja necessidade de revisar os dados diariamente. No entanto, o Google recomenda fazer login para ver o painel do Search Console mensalmente como uma verificação de integridade do seu site, bem como sempre que novo conteúdo for adicionado ao seu site.

Configure um Perfil de Negócios do Google

Um Perfil de Negócios do Google é outra ferramenta gratuita que os empresários podem usar para ajudar as pessoas a encontrar seus negócios na Pesquisa do Google e no Google Maps.

Configurar um Perfil Comercial do Google é relativamente fácil e oferece muitas informações úteis para clientes em potencial. Veja como configurar um.

Inscreva-se para um Perfil Comercial do Google.

Verifique sua empresa no Google: Depois de se inscrever, o Google solicitará que você verifique sua empresa por telefone, texto, e-mail e/ou vídeo. Muitas vezes, ele também revisará as verificações e enviará uma notificação assim que a revisão for concluída.

Certifique-se de que suas informações estejam completas e atualizadas. Fornecer informações corretas e abrangentes sobre o seu negócio ajuda os clientes a encontrar e entender o seu negócio.

SEO Local: Faça Pesquisa Básica De Palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é o processo de identificação de palavras-chave e frases que são relevantes para o seu negócio. Isso inclui palavras que as pessoas podem usar ao procurar informações sobre um negócio e suas ofertas on-line. Grande parte do SEO é sobre otimização para palavras-chave, portanto, garantir que seu site as contenha contribuirá para uma presença on-line mais proeminente para o seu negócio.

Existem muitas ferramentas disponíveis que auxiliam na análise e pesquisa de palavras-chave, gratuitas e pagas. O Google Keyword Planner é uma ferramenta gratuita que é útil para pesquisar, identificar e segmentar palavras-chave relevantes para o seu negócio. Seja qual for a ferramenta que você usar, uma estratégia de segmentação de palavras-chave deve equilibrar a competitividade da classificação de uma determinada palavra-chave ou frase com a quantidade de pesquisas mensais que recebe.

Por exemplo, certas palavras-chave que são relevantes para o seu negócio podem ter pouca concorrência associada a elas, mas um volume de pesquisa mensal relativamente bom. Estes seriam bons candidatos para incluir em sua estratégia de palavras-chave.

Otimize os elementos na página

Elementos na página são diferentes componentes do seu site, incluindo conteúdo, elementos de arquitetura do site e elementos HTML.

Aqui estão alguns elementos-chave na página que toda pequena empresa deve se esforçar para otimizar para SEO.

URLs da página: Estes devem ser simples, curtos e conter palavras-chave relevantes.

Títulos das páginas: Também referidas como tags de título, elas indicam aos visitantes e aos mecanismos de busca sobre o que é a página. A palavra-chave principal para cada página deve ser incluída no título da página.

Cabeçalhos: Também chamados de body tags, eles ajudam a organizar e estruturar o conteúdo em uma página para leitores e mecanismos de pesquisa. Os cabeçalhos devem ser relevantes para o conteúdo e incluir palavras-chave quando possível.

Alt-text: Adicionar alt-text às imagens ajuda os mecanismos de busca e aqueles que usam o software de leitura de tela a entender sobre o que são suas imagens.

Meta descrições: Elas aparecem abaixo de um título nos resultados dos mecanismos de pesquisa. As meta descrições devem descrever com precisão a página e atrair os usuários a clicar nela, e são um bom lugar para incluir palavras-chave relevantes.

Conteúdo: O conteúdo otimizado para SEO inclui palavras-chave que são relevantes para o negócio em todo o texto e texto alternativo. Imagens, vídeos e outros conteúdos visuais também contribuem para o ranking de SEO, pois tornam o conteúdo mais digitalizável e melhoram o apelo visual do site.

Crie Conteúdo Relevante E De Alta Qualidade

Existem vários outros critérios que os mecanismos de busca usam para avaliar e classificar sites: experiência, experiência, autoridade e confiabilidade (EEAT).

Exemplos de como o conteúdo relevante e de alta qualidade pode incorporar e demonstrar esses critérios incluem:

Especialização: bios; credenciais

Experiência: fotos; exemplos da vida real

Autoridade: backlinks de boa qualidade; publicação regular de novas informações sobre um assunto; biografias; credenciais

Confiabilidade: crédito e citação transparentes; informações precisas; avaliações de usuários ou depoimentos em sites de terceiros; boa segurança do site

O conteúdo otimizado para SEO também incluirá palavras-chave relevantes em URLs de página, títulos de página, cabeçalhos, texto alternativo, meta descrições e parágrafos do corpo. Recomenda-se dividir longas seções de texto com cabeçalhos relevantes, bem como em seções e listas para tornar o conteúdo fácil de ler, entender e digitalizar. Também é uma boa prática evitar a publicação de conteúdo duplicado em diferentes páginas.

Incorpore uma Estratégia de Construção de Links

A construção de links é outra tática que pode melhorar a classificação dos mecanismos de busca de uma pequena empresa. Existem dois tipos de construção de links:

A construção de links internos significa incluir links para páginas dentro do seu próprio site. Oferece uma boa experiência aos usuários e demonstra aos mecanismos de busca que seu site tem hierarquia e estrutura.

A construção de links externos é a prática de fazer com que outros sites se vinculem ao seu site. Os mecanismos de pesquisa avaliam os backlinks como um indicador de credibilidade e autoridade, por isso é importante escolher sites confiáveis e de alta qualidade e evitar a compra de links, pois o uso de backlinks de baixa qualidade pode afetar negativamente sua pontuação de SEO.

Existem muitas estratégias para adquirir backlinks de boa qualidade, algumas das quais podem ser consideradas parte de uma estratégia de relações públicas digitais mais ampla. Alguns relativamente fáceis incluem:

Aplicando ou solicitando que seu site seja listado em uma página de recursos, diretório ou associação empresarial

Criando conteúdo de alta qualidade, compartilhando-o com pessoas que possam estar interessadas nele e pedindo que elas se vinculem a ele

Fornecendo depoimentos a outras empresas e informando-as para que possam vincular ao seu conteúdo

Entrando em contato com fornecedores que têm uma página de “varejistas” ou “revendedores” e pedindo que o site da sua empresa seja listado lá

Aproveite o SEO Local

O SEO local é uma ferramenta importante para qualquer pequena empresa que queira atrair clientes locais. Em 2023, 76% daqueles que procuraram em seus smartphones por algo próximo visitaram um negócio dentro de um dia, e 28% das pesquisas por algo próximo resultaram em uma compra.

As técnicas e ferramentas mais importantes ao otimizar a pesquisa local incluem:

Um perfil do Google My Business

Avaliações on-line

Informações comerciais abrangentes, consistentes e atualizadas em diretórios on-line

Páginas de localização em seu site (para locais físicos)

SEO Local: Conteúdo focado localmente

Um site e conteúdo compatível com dispositivos móveis. Muitas pessoas usam seus telefones para procurar informações comerciais, como avaliações, localização e detalhes de contato.

Meça e acompanhe o desempenho do SEO

Embora muitas mudanças de SEO possam ser implementadas rapidamente, pode demorar um pouco para que essas mudanças valham a pena. Além disso, os rankings de SEO não são estáticos, pois novos conteúdos estão sendo constantemente publicados on-line. Como tal, é importante monitorar, medir e acompanhar o desempenho do SEO e ajustar sua estratégia e conteúdo de acordo para garantir que seu site esteja com um bom desempenho, especialmente em relação aos de seus concorrentes.

O Google Analytics e o Google Search Console são duas ferramentas gratuitas que podem gerar relatórios e oferecer dados sobre o desempenho de SEO. Existem muitas outras ferramentas e agências pagas que também se especializam em desempenho de SEO.

O que significa SEO?

SEO significa otimização para mecanismos de busca e se refere às estratégias e táticas associadas a ajudar seu site e conteúdo on-line a se destacar e se classificar altamente nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Por que o SEO local é importante para as pequenas empresas?

O SEO local deve ser um foco importante para pequenas empresas, especialmente aquelas que têm uma localização física, pois ajuda a tornar as empresas fáceis de encontrar. Em 2023, 28% daqueles que procuraram por algo próximo acabaram fazendo uma compra, e 76% daqueles que usaram seu smartphone para procurar algo próximo visitaram um negócio em um dia.

O SEO Local vale a pena para uma pequena empresa?

SEO é uma ferramenta valiosa no kit de ferramentas de marketing digital de qualquer pequena empresa. É uma maneira relativamente barata e acessível de tornar seu negócio fácil de encontrar on-line e seu site fácil de usar.

Quais ferramentas as pequenas empresas podem usar para medir e rastrear seu desempenho de SEO?

Existem muitas ferramentas gratuitas e pagas disponíveis para rastrear e medir o desempenho de SEO. O Google oferece várias ferramentas gratuitas úteis, incluindo Google Analytics, Google Search Console e Google My Business.

Quais são os principais elementos na página para otimizar para SEO local?

Os elementos na página que devem ser otimizados incluem URLs de página, títulos de página (também conhecidos como tags de título), cabeçalhos (também conhecidos como body tags), texto alternativo, meta-descrições e conteúdo da página.

Resultados SEO Local:

Pequenas empresas que implementam e dedicam tempo a uma estratégia de SEO podem ver muitos benefícios. Em 2023, foi relatado que 53,3% de todo o tráfego do site veio de pesquisas orgânicas, e 90,86% do tráfego global veio da Pesquisa Google, Google Imagens e Google Maps.

Aproveitar as melhores práticas de SEO envolve algumas etapas, incluindo configurar e otimizar um site, inscrever-se em ferramentas gratuitas para monitorar e rastrear o desempenho, configurar perfis de negócios on-line gratuitos, realizar pesquisa de palavras-chave, criar conteúdo de qualidade e criar uma estratégia de construção de links. No entanto, esses pequenos investimentos podem ter uma enorme remuneração para uma pequena empresa na forma de maior visibilidade e tráfego, melhor experiência on-line, novos clientes e aumento das vendas.

O SEO descreve o processo geral de melhorar a capacidade de pesquisa on-line, enquanto o SEO local está focado em melhorar o ranking de pesquisa em uma área geográfica local.

PRINCIPAIS CONCLUSÕES

SEO é uma parte fundamental da melhoria da visibilidade on-line de uma empresa e da atração de tráfego orgânico da web para atrair mais visitantes e clientes em potencial.

Google Analytics, Google Search Console, Google Keyword Planner e um Perfil do Google Business são ferramentas que podem ajudar a otimizar o SEO de uma pequena empresa.

A pesquisa de palavras-chave pode ajudar os proprietários de pequenas empresas a identificar os termos de pesquisa mais relevantes para seus negócios e melhorar o ranking de SEO Local de seu conteúdo on-line.

As táticas de SEO incluem a otimização do conteúdo na página, como URLs de página, tags de título e corpo, texto alternativo, meta descrições e palavras-chave.

Estratégias de SEO local e construção de links podem melhorar ainda mais a presença on-line de uma pequena empresa.