SEO Social: Mais Alcance nas Mídias Sociais e Ferramentas Gratuitas

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Você está confiando em algoritmos de mídia social para que seu conteúdo seja visto? Se assim for, você pode estar perdendo novos seguidores e clientes em potencial. O SEO social ajuda seu conteúdo a ser visto por pessoas que estão procurando ativamente por empresas como a sua ou pelos produtos e serviços que você oferece.

Continue lendo para descobrir o que significa SEO social, por que é importante e — o mais importante — como ele pode ajudá-lo a expandir suas contas comerciais nas mídias sociais.

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O que é SEO social?

SEO social é a prática de adicionar recursos baseados em texto, como legendas, texto alternativo e legendas ocultas às suas postagens para ajudar as pessoas que navegam em plataformas sociais a encontrar facilmente seu conteúdo.

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Para entender o SEO social, você precisa entender o básico do SEO tradicional. No marketing digital, SEO significa otimização de mecanismos de busca. Mecanismos de pesquisa como o Google ou o Bing permitem que você pesquise informações e, em seguida, esculque uma lista de resultados da web que apontam para o conteúdo que você está procurando. (Ou, pelo menos, os algoritmos de conteúdo acham que você gostaria de ver com base na frase de pesquisa que você usou, sua localização, pesquisas anteriores, etc.)

As redes sociais não são tecnicamente mecanismos de busca — mas todas elas têm barras de pesquisa. E as grandes plataformas sociais estão incorporando cada vez mais recursos dos mecanismos de busca tradicionais para ajudar a combinar os usuários com o conteúdo que eles querem encontrar.

As pessoas originalmente usavam redes sociais para visualizar seus feeds personalizados de conteúdo de pessoas e marcas específicas que seguiam. Agora, as pessoas usam ativamente as redes sociais para procurar informações específicas. Pense em análises de produtos, recomendações de marcas e empresas locais para visitar.

SEO social tem tudo a ver com ser visto quando as pessoas estão pesquisando ativamente por conteúdo, em vez de rolar seus feeds.

Ferramenta de SEO social gratuita

Use esta ferramenta gratuita de SEO social para gerar legendas otimizadas para melhor visibilidade nos resultados de pesquisa em plataformas sociais.

Dicas de SEO social para cada rede

Aqui está o que você precisa saber para que seu conteúdo seja encontrado em todas as redes sociais.

Dicas de SEO do Instagram

  • Otimize o SEO do seu perfil do Instagram. Use palavras-chave em seu nome, identificador e biografia e inclua um local, se relevante.
  • Inclua palavras-chave e hashtags relevantes na legenda. Esconder hashtags nos comentários não é mais eficaz. As palavras-chave na legenda ajudam seu conteúdo a aparecer nas páginas de pesquisa de palavras-chave.
  • Adicione texto alternativo. O principal objetivo do texto alternativo é tornar o conteúdo visual mais acessível. No entanto, serve o benefício adicional de ajudar o Instagram a entender exatamente qual é o seu conteúdo para que ele possa servi-lo em resposta a pesquisas relevantes.
  • Use legendas. O Instagram tem legendas geradas automaticamente, o que é ótimo para acessibilidade, mas usar legendas também significa que sua palavra-chave de destino aparecerá na tela.
  • Marque sua localização. Assim, seu conteúdo aparecerá no novo Instagram Maps, que pode funcionar como uma pesquisa de negócios locais.

Dicas de SEO do TikTok

  • Otimize o SEO do seu perfil do TikTok. Adicione palavras-chave relevantes ao seu perfil de usuário do TikTok para melhorar o SEO de toda a sua conta.
  • Mergulhe duas vezes sua palavra-chave principal com o próprio TikTok. Diga a palavra-chave principal do seu TikTok em voz alta no seu clipe de vídeo e inclua a sobreposição de texto na tela. Dizer sua palavra-chave em voz alta significa que ela também está incluída nas legendas ocultas geradas automaticamente, o que faz disso um mergulho triplo.
  • Inclua palavras-chave e hashtags relevantes na legenda. Por legenda aqui, queremos dizer a descrição do vídeo, em vez de legendas de fala (embora você deva incluir suas palavras-chave lá também, como observado acima). Concentre-se em palavras-chave, em vez de hashtags, para melhorar o SEO do TikTok.

SEO do YouTube

  • Use sua frase de palavra-chave principal como o nome do arquivo de vídeo. Por exemplo, DIY-bookcase.mov
  • Incorpore sua frase de palavra-chave principal no título. Mas use uma versão mais longa que as pessoas possam digitar na barra de pesquisa do YouTube, como “como construir uma estante DIY”
  • Use palavras-chave na descrição do vídeo. Especialmente dentro das duas primeiras linhas, que são visíveis sem clicar mais. Inclua sua palavra-chave principal com certeza e adicione uma ou duas secundárias mais tarde na descrição, se puder fazê-lo sem fazê-la soar como preenchimento de palavra-chave.
  • Diga suas palavras-chave no vídeo e ative as legendas. Certifique-se de falar suas palavras-chave em voz alta em algum momento do vídeo. Em seguida, ative as legendas no YouTube Studio.
  • Crie vídeos de instruções. Os vídeos de instruções obtêm a maioria de suas visualizações da pesquisa, enquanto outros tipos de vídeos obtêm a maioria de suas visualizações da página inicial, vídeos sugeridos ou listas de reprodução.
  • Não se preocupe com as etiquetas. O YouTube diz que as tags não são um grande fator na pesquisa. Eles são usados principalmente para resolver erros ortográficos comuns, como DIY vs DYI.

Facebook: Dicas de SEO

  • Otimize o SEO da sua página do Facebook. Use sua palavra-chave principal no título da página e na URL da vaidade, na seção Sobre e na descrição.
  • Adicione seu endereço comercial ao seu perfil. Se for relevante, isso permitirá que sua página seja incluída na pesquisa local.
  • Adicione páginas de localização para diferentes locais. Se você tiver vários locais de tijolo e argamassa, adicione uma página de localização para cada loja ou escritório para aumentar todas as suas chances de aparecer na pesquisa local.
  • Inclua palavras-chave relevantes em suas postagens. Usando uma linguagem de som natural, certifique-se de incluir a palavra-chave mais relevante em cada postagem e legenda da foto.
  • Inclua texto alternativo. Usar  texto alternativo específico e descritivo do Facebook em suas imagens é uma ótima maneira de garantir que a plataforma entenda sobre o que é sua postagem.

Twitter: Dicas de SEO

  • Como otimizar o SEO do seu perfil do Twitter? Use sua palavra-chave principal no seu nome, identificador e biografia do Twitter.
  • Inclua palavras-chave e hashtags relevantes em suas postagens. Você não tem muitos personagens para trabalhar, então use palavras-chave com sabedoria. Incorpore-os ao post naturalmente para que seu post ainda seja valioso para os leitores.
  • Adicione texto alternativo. Se você incluir imagens em um Tweet, adicione texto alternativo que inclua suas palavras-chave (se relevante para a imagem – lembre-se de que o ponto principal do texto alternativo é tornar o conteúdo acessível aos deficientes visuais). Faça isso clicando em Adicionar descrição abaixo da imagem ao criar um Tweet.

Dicas de SEO do Pinterest

  • Otimize o SEO do Pinterest. Use sua palavra-chave principal no seu nome de usuário e na seção Sobre.
  • Crie quadros com base em suas palavras-chave primárias. Ao configurar a estrutura da sua conta, use suas palavras-chave primárias para orientar os quadros que você cria e nomeá-los de acordo
  • Use palavras-chave de cauda longa em seus títulos de Pin. Construa Pins em torno de palavras-chave de cauda longa, como “Como construir uma estante DIY” em vez de “Estante DIY” ou até mesmo “Construa uma estante DIY”.
  • Inclua palavras-chave na sua descrição. Escreva a descrição para parecer informativa, em vez de ser uma simples lista de palavras-chave. (Lembre-se, você quer que as pessoas realmente cliquem no Pin, o que elas não farão se estiverem desligadas pela descrição.) Mas inclua palavras-chave relevantes de uma maneira natural que se alinhe com o título do Pin.
  • Use imagens de alta qualidade para se beneficiar da pesquisa visual. O Pinterest Lens permite que os usuários pesquisem com sua câmera em vez de com o teclado. Imagens relevantes e de alta qualidade garantem que você não perca essas pesquisas.

SEO do LinkedIn

  • Otimize o SEO da sua Página do LinkedIn. Incorpore sua palavra-chave mais relevante no slogan e na seção Sobre da sua Página.
  • Crie conteúdo de forma longa com base em palavras-chave relevantes. Os artigos do LinkedIn dão a você espaço para criar conteúdo valioso com base em importantes clusters de palavras-chave.
  • Não exagere. O LinkedIn classifica o conteúdo logo de cara como spam, de baixa qualidade ou de alta qualidade. Se você encher seu post com muitas palavras-chave ou hashtags, adivinhe para onde ele está indo? Não no topo dos resultados da pesquisa. Inclua palavras-chave de maneira natural (em vez de recheio) e inclua apenas hashtags verdadeiramente relevantes.

3 maneiras pelas quais o SEO social pode ajudar o seu negócio

1. Faça seu conteúdo ser visto

No passado, ver seu conteúdo social tem sido sobre trabalhar os algoritmos para colocar seu conteúdo nos feeds das pessoas. Agora, as pessoas estão adotando uma abordagem mais ativa para encontrar o conteúdo que desejam, em vez de apenas percorrer o conteúdo apresentado a elas.

Então, o foco na descoberta não é novo. O SEO social requer apenas uma mudança no pensamento sobre como as pessoas descobrem seu conteúdo. Quando as pessoas pesquisam informações em plataformas sociais, você quer que elas encontrem seu conteúdo.

2. Aumente seus canais sociais mais rápido

O SEO social tem tudo a ver com a conexão com pessoas que (ainda) não o seguem em plataformas sociais. Isso significa que pode ser uma maneira mais eficaz de expandir seus canais sociais do que focar estritamente em algoritmos. Novos globos oculares são a chave para o crescimento.

3. Alcance clientes em potencial que não usam mecanismos de busca tradicionais

Em julho de 2022 o Instagram lançou um novo recurso de mapa pesquisável para permitir que as pessoas encontrem locais populares usando o aplicativo. O Instagram agora está competindo diretamente com o Google Maps para ser o melhor provedor de pesquisa para resultados de negócios locais.

A escritora adolescente Julia Moon disse em um artigo para Slate:

“Eu uso produtos do Google regularmente. Mas eu os uso apenas para as tarefas mais diretas: verificar a ortografia de algo, procurar um fato rápido, encontrar direções. Se estou procurando um lugar para almoçar, ou um novo pop-up legal, ou uma atividade que meus amigos gostariam, não vou me preocupar com o Google.”

Seu mapa de pesquisa local de escolha é o Snap Maps.

E a estudante do ensino médio Ja’Kobi Moore disse ao The New York Times que usou uma pesquisa no TikTok para aprender a solicitar a carta de recomendação de um professor ao se candidatar à escola pública.

Não importa qual produto ou serviço sua empresa venda, há uma base de clientes em potencial que nunca o encontrará através dos mecanismos de pesquisa tradicionais. O SEO social é a sua chave para se conectar com esse público.

Perguntas frequentes sobre SEO social

Como o SEO é usado nas mídias sociais?

SEO social é a prática de incluir informações relevantes e palavras-chave em suas postagens (em legendas, texto alternativo, legendas e legendas ocultas) para aumentar as chances de seu conteúdo aparecer para os usuários navegando nas mídias sociais.

O SEO nas mídias sociais funciona muito parecido com o SEO nos mecanismos de busca tradicionais. Tudo começa com a pesquisa de palavras-chave. Conversamos muito sobre o uso de palavras-chave até agora. Mas como você encontra as palavras-chave certas para usar?

Em vez de fazer um brainstorming sobre suas próprias palavras-chave com base em como você acha que as pessoas vão procurar seu conteúdo, você precisa entender como as pessoas realmente pesquisam por conteúdo como o seu.

Algumas boas ferramentas para você começar são:

  • Google Analytics: Esta ferramenta pode mostrar quais palavras-chave já estão direcionando tráfego para o seu site. Embora você não possa assumir que exatamente as mesmas palavras-chave funcionarão para o seu conteúdo social, elas são um bom lugar para começar.
  • Hootsuite Insights desenvolvido pela Brandwatch: Nesta ferramenta, você pode usar o recurso de nuvem de palavras para descobrir quais palavras são comumente usadas em relação à sua marca ou setor. Novamente, estes são um bom ponto de partida para você testar.
  • Ferramenta Mágica de Palavras-chave SEM Rush: Digite uma palavra-chave relacionada ao seu conteúdo e esta ferramenta gerará uma lista de sugestões adicionais de palavras-chave e frases-chave.
  • Google Trends: Digite um termo de pesquisa e você receberá um gráfico de interesse ao longo do tempo e por região, bem como sugestões para tópicos relacionados e consultas relacionadas. Para dados do YouTube especificamente, altere o menu suspenso de Pesquisa na Web para Pesquisa do YouTube.
  • Hootsuite: Configure fluxos de escuta social no Hootsuite e fique de olho na linguagem comum usada em discussões sobre seu produto, marca, indústria ou nicho específico.
  • Barra de pesquisa de cada rede social: Dentro de cada rede social, comece a digitar uma frase de palavra-chave e veja quais são os preenchimentos automáticos sugeridos.

Qual plataforma de mídia social é melhor para SEO?

Todas as plataformas sociais oferecem oportunidades ligeiramente diferentes para incorporar técnicas de SEO. Então, qual é o melhor?

É uma pergunta difícil de responder porque a rede onde é mais importante focar seus esforços de SEO é aquela em que seu público tem maior probabilidade de gastar seu tempo ou realizar suas pesquisas. Para responder a isso, você precisa fazer uma pesquisa básica de público.

Mas em termos de funcionalidade direta de SEO, o YouTube é definitivamente a plataforma social que funciona mais como um mecanismo de busca. Isso não é surpresa, já que o YouTube é um produto do Google.

Olhando para o SEO social de outra maneira, se você está esperando que seu conteúdo social apareça nos resultados de pesquisa do Google, o YouTube ganha novamente.

Além disso, depende. O Twitter e o Google têm uma parceria que permite que os Tweets apareçam com destaque nos resultados de pesquisa. O Pinterest se classifica bem para conteúdo altamente visual. As páginas do LinkedIn geralmente aparecem em pesquisas de negócios, e as páginas do Facebook são especialmente bem classificadas para empresas locais. Atualmente, o Google também está trabalhando para melhorar sua capacidade de indexar e servir os resultados de vídeos do TikTok e do Instagram.

Quer saber mais sobre SEO? leia nosso artigo

Como o SEO é diferente dos algoritmos sociais?

Os algoritmos sociais têm tudo a ver com servir conteúdo para pessoas que estão navegando passivamente ou navegando por um feed social, como a página TikTok For You. O SEO, por outro lado, está focado em garantir que seu conteúdo seja visto quando as pessoas pesquisam ativamente.